Imagens blog 1 01

Qual a diferença de licenciatura para bacharelado?

Saiba o que difere estas duas modalidades de formação superior.

08 de Fevereiro

Compartilhar

Antes de falarmos das diferenças existentes entre licenciatura e bacharelado é importante ressaltarmos que ambos são cursos de nível superior, ambos são oferecidos em instituições de ensino publicas e particulares e é possível encontrar muitas das opções nas modalidades presencial e a distância.  Entretanto, para se decidir entre o bacharelado e a licenciatura você precisa conhecer as diferenças básicas entre os dois tipos de graduação. Se você está nesse dilema, pode ficar tranquilo, abaixo esclareceremos tudo o que você precisa saber sobre bacharelado e licenciatura.

Chamada patrocinada: Faça seu curso completo com bolsa de estudo. Clique e saiba agora as condições: https://querobolsa.com.br/?partner_id=104b75d4

O que é bacharelado?
O bacharelado é um curso superior generalista, permitindo que o profissional trabalhe em diversas áreas dentro de sua especialidade, e quem o cursa recebe o título de bacharel. Normalmente, os cursos de bacharelado são nas áreas de Administração, Medicina, Arquitetura, Direito, Engenharia, Farmácia, Publicidade, Design de Moda, Enfermagem, Turismo, Relações Internacionais, etc. Um bacharel em Administração pode abrir o seu próprio negocio, trabalhar em empresas públicas e privadas, bem como escolher uma área de atuação ou departamento como Recursos Humanos, Finanças, Logística, etc.

Em regra, os cursos passiveis de formação como bacharel duram de 4 a 5 anos, como por exemplo, Administração, Biomedicina, Fonoaudiologia, Jornalismo e Relações Públicas que tem duração de 4 anos enquanto que Agronomia, Arquitetura, Enfermagem, Direito, Engenharia, Psicologia tem duração de 5 anos. A única exceção está no curso de Medicina que dura 6 anos.

O que é licenciatura?
Os estudantes que optam pela modalidade Licenciatura do curso têm como objetivo aprender a ensinar o seu ofício. Ou seja, o principal foco da licenciatura é formar professores e educadores. Ao obter o diploma de licenciatura em História, por exemplo, o profissional pode ministrar aulas em escolas da rede pública e privada, bem como aulas particulares. Por isso, as principais licenciaturas têm relação com as disciplinas ministradas na educação básica, como Física, Química, Ciências, Biologia, Filosofia, Educação Física, Geografia, Matemática, Letras, que tem duração de 3 a 4 anos, em regra.

De acordo com Marcelo Knobel pró-reitor de graduação da Unicampo, a licenciatura “é uma área que o país precisa e sempre haverá demanda. A tendência é a valorização do professor, principalmente para o Brasil avançar frente aos outros países, pois só conseguirá progredir através da educação”.

Chamada Patrocinada: Estude com bolsa de estudo até o final do curso. Diversas faculdades parceiras. É desconto de verdade, não precisa comprovar renda ou tirar uma nota alta no vestibular. Clique e escolha seu curso: https://goo.gl/5QCcxy

Principais diferenças entre o bacharelado e a licenciatura?
Basicamente, a principal diferença entre o bacharelado e a licenciatura é o caminho de carreira que o profissional pode seguir. Nem todos os cursos em grau de bacharelado existem em grau de licenciatura, por exemplo, Farmácia, Medicina, Engenharia e Direito, por exemplo, só podem ser encontrados na versão bacharelado. Por outro lado, quase todas as licenciaturas têm uma versão em grau de bacharelado, como Matemática, Geografia, Psicologia, Química e Educação Física.

Ou seja, algumas atividades são exclusivas de bacharéis, enquanto outras são restritas aos licenciados. Por exemplo, no curso de Educação Física, se você quiser dar aulas no ensino fundamental e médio, o caminho é a licenciatura. Se quiser trabalhar como preparador físico em clubes e academias, técnico esportivo, ou atuar como personal trainer, o melhor é fazer um bacharelado. Assim, basta decidir qual tipo de carreira te interessa mais, para resolver qual tipo de graduação fazer.

Voltar para o Blog