Imagens blog 1 01

Tem mestrado em faculdade particular?

Entenda como é fazer um mestrado em uma instituição de ensino privada.

07 de Fevereiro

Compartilhar

Está pensando em continuar os estudos e fazer uma pós-graduação? Já pensou fazer um mestrado reconhecido pelo MEC? Isso mesmo, o mestrado que atualmente no Brasil se divide em profissional e acadêmico pode ser encontrado em instituições particulares.

Os cursos de mestrado particulares ficam sob responsabilidade da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e devem ser reconhecidos pelo MEC.

Neste post, vamos explicar o que é essa modalidade de mestrado, porque as pessoas procuram e como ele pode ser feito. Confira nossas dicas e veja as vantagens de escolher um mestrado particular reconhecido pelo MEC.

Chamada patrocinada: Faça seu curso completo com bolsa de estudo. Clique e saiba agora as condições: https://querobolsa.com.br/?partner_id=104b75d4

O que é o mestrado particular ?
O mestrado particular é equivalente ao mestrado com bolsa e, por meio dele, o mestrando poderá ampliar suas pesquisas dentro de uma temática. O estudante pode optar entre mestrado acadêmico ou profissional.

No mestrado profissional o cerne está no desenvolvimento de técnicas voltadas para a qualificação profissional, enquanto o mestrado acadêmico tem como essência o ensino. Porém, como ambos visam a pesquisa, o exercício da docência é válido nos dois.

Por que as pessoas escolhem fazer mestrado em instituições particulares?
Independentemente de profissional ou acadêmico, o mestrado em instituições particulares é uma modalidade escolhida por pessoas que tem condições de arcar com as despesas requeridas e buscam um ensino mais voltado para o campo de seu interesse. Não é incomum encontrar mestrados de temas muito específicos nas mais diversas faculdades privadas. Muitos priorizam estas faculdades por acreditarem que o ensino nelas é superior e suas especificações se adequam ao seu objetivo profissional.

Com isto em mente, os pós-graduandos buscam aumentar suas perspectivas de carreira. Por exemplo: um professor de escola pública no Brasil com mestrado, além de ganhar um bônus pela especialização, pode procurar por aulas no ensino superior.

Como o mestrado pode ser feito?
O mestrado tem disciplinas obrigatórias e optativas. Além disso, há a exigência de um trabalho de conclusão de curso que geralmente é uma dissertação. A forma de ingresso permanece inalterada.

7 Mestrados Reconhecidos pela CAPES
Para você escolher um bom curso de mestrado, o primeiro critério é a área de concentração, não adianta ser formado em enfermagem e buscar por um mestrado na engenharia. Identifique seus gostos, suas necessidades e suas possibilidades, por fim escolha a área em que você pretende atuar caso siga a carreira acadêmica.

Depois de decidido qual tipo de mestrado cursar, busque por aqueles que são reconhecidos pelo MEC e sejam bem-conceituados pela Capes. Converse com atuais e ex-alunos, conheça o corpo docente, verifique sua acessibilidade e veja se você tem condições de arcar com as despesas.

Quem autoriza, reconhece a avalia programas de pós-graduação stricto sensu presenciais e a distância é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes). Pela Universidade Aberta Brasileira, existem os seguintes cursos:

1. Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF (ProFis)

2. Mestrado Profissional em Letras (Profletras)

3. Administração Pública (ProfiAP)

4. Ensino de História (ProfHistória)

5. Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat)

6. Mestrado Profissional em Rede Nacional em Artes (ProfArtes)

7. Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos

Chamada Patrocinada: Estude com bolsa de estudo até o final do curso. Diversas faculdades parceiras. É desconto de verdade, não precisa comprovar renda ou tirar uma nota alta no vestibular. Clique e escolha seu curso: https://goo.gl/5QCcxy

O que é necessário para passar em um mestrado reconhecido pelo MEC?
Para ingressar em um mestrado, a proficiência em língua estrangeira é requisito básico. Na maioria das provas no Brasil são cobradas notas consideráveis em provas de proficiência em inglês ou são aplicados testes durante o processo seletivo.

O inglês é a lingua mais exigida entre os mestrados no Brasil, independentemente da modalidade. Com o advento da internet, a língua inglesa se tornou requisito básico em todas as áreas profissionais e por isso, a exigência de conhecimento da língua também se reflete no meio acadêmico.

As pesquisas acadêmicas mais evoluídas, na maioria das áreas, têm seus artigos e produções escritos em inglês, exigindo assim, do mestrando a leitura e entendimento deles. Além do inglês e de provas específicas da área, os processos seletivos podem exigir uma entrevista,  currículo Lattes, projetos de pesquisa, entre outros quesitos específicos, variando de acordo com cada instituição.

Fazer um mestrado é a melhor opção para quem quer seguir a carreira acadêmica e precisa trabalhar logo, agregando muito ao seu currículo. Por fim, o mestrado confere o título de mestre ao concluinte do curso. E ele poderá atuar lecionando em cursos superiores, concorrendo a vagas em empresas que exigem titulação e participando de seleção de doutorado.

Voltar para o Blog