Imagens blog 1 01

Qual a diferença de jornalismo para publicidade?

Entenda as diferenças entre essas profissões que são tão confundidas por diversas pessoas.

06 de Fevereiro

Compartilhar

Antes de adentrarmos nas diferenças entre jornalismo e publicidade é importante ressaltar que essas profissões são irmãs e tem a comunicação como seu principal instrumento de trabalho. Entretanto cada uma das áreas possui o seu próprio propósito e faz uso de técnicas específicas, seja em benefício da ciência ou do mercado profissional, como será demonstrado abaixo:

Jornalismo

No jornalismo, o profissional tem como função se dedicar a noticiar acontecimentos relevantes ou não, para a sociedade. Ou seja, o jornalista será responsável por coletar, investigar e publicar informações, sempre priorizando a verdade, em detrimento de qualquer interesse individual. É importante relembrar que o jornalista antes de publicar a matéria deve abrir espaço para que todos os envolvidos forneçam informações sobre os fatos, buscando sempre ser fiel a realidade dos fatos, sem prejudicar ou beneficiar alguém propositalmente. O jornalista por vezes, além de informar, assume uma postura critica no intuito de provocar a reflexão em quem recebe a informação. O profissional dessa área poderá atuar em mídias impressas ou digitais produzindo textos ou vídeo reportagens dentro do tempo e espaço disponível, como estratégia para alcançar o público desejado dando visibilidade a informação.

Chamada patrocinada: Faça seu curso completo com bolsa de estudo. Clique e saiba agora as condições: https://querobolsa.com.br/?partner_id=104b75d4

O jornalista poderá trabalhar em diversas instituições, dos veículos de comunicação tradicionais a departamentos de impressa em indústrias e órgãos públicos, assumindo diversas funções, como repórter em qualquer área, como esportivo, policial, etc, assessor de imprensa, editor, revisor, chefe de reportagem, fotojornalista, responsável por comunicação institucional e assessor de imagem de celebridades, artistas, atletas, políticos, etc.

Publicidade

Após compreendermos a função do jornalista, é hora de explicarmos o que faz um publicitário. Diferente do jornalista, que busca zelar pela verdade, sem influenciar o leitor, o publicitário tem o objetivo completamente oposto. Ou seja, o profissional da publicidade buscará agregar valor e dar maior visibilidade a sua marca, produto ou serviço despertando nas pessoas o desejo que possuir um produto ou fazer uso de um serviço, mesmo que a principio não tenha tal intenção. As técnicas empregadas na publicidade têm como objetivo influenciar a construção de conceitos na mente das pessoas, chamando a atenção para algo e direcionando o seu comportamento.

Chamada Patrocinada: Estude com bolsa de estudo até o final do curso. Diversas faculdades parceiras. É desconto de verdade, não precisa comprovar renda ou tirar uma nota alta no vestibular. Clique e escolha seu curso: https://goo.gl/5QCcxy

Para isso, o publicitário tem conhecimentos sobre como fazer uma abordagem atraente e criativa do produto ou serviço que busca vender. O profissional dessa área também terá que conhecer os hábitos, necessidades e desejos do potencial consumidor para poder definir a melhor estratégia, passando pelas etapas de pesquisa, planejamento, criação, edição, distribuição/execução e o gerenciamento da companha. Assim, se você se considera uma pessoa criativa, que gosta de criar e pesquisar o que há de novo no mundo do design, da propagando e do consumo, essa pode ser uma carreira promissora.

O que se estuda em Jornalismo e em Publicidade?

Apensar de compartilharem matérias comuns a área de Comunicação, cada profissão tem um enfoque diferente nas disciplinas específicas. No Jornalismo compõem a grade curricular as matérias de Radio-jornalismo, Técnicas Gráficas, Fotojornalismo, Telejornalismo, Jornalismo Online e Editoração. Já no curso de Publicidade o currículo está mais voltado para as áreas de Mercado, Redação Publicitária, Produção Visual, Vendas e Planejamento Publicitário.

Qual curso escolher?

Após esclarecer um pouco as diferenças existentes entre as profissões, para escolher entre em jornalismo ou publicidade você deve descobrir qual linha de trabalho melhor se adequa as suas expectativas. Ou seja, para você, parece mais atraente trabalhar com divulgação de produtos ou serviços ou noticiar um fato? Para terminar, é possível obter a dupla formação, ou seja, ser jornalista e publicitário, uma vez que os dois cursos têm algumas disciplinas em comum, especialmente nos primeiros anos, assim, quem optar por uma segunda graduação é beneficiado pela possibilidade de aproveitar diversas matérias e concluir o segundo curso com mais rapidez.

E aí, curtiu o artigo? Ficamos muito felizes por você ter lido e agora que chegou aqui vamos te dar um presente: 50% de desconto na carteirinha de estudante!
Use o cupom de desconto textosportal no seu pedido para comprar a física AQUI ou a digital AQUI

Voltar para o Blog